Agricultura cria sistema para cadastro de cultivos sensíveis a herbicidas hormonais

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), dando continuidade às ações de prevenção à deriva do 2,4-D, está disponibilizando a consulta pública das propriedades rurais com cultivos sensíveis a este herbicida hormonal. Essa ferramenta permitirá a autodeclaração dos produtores de uva, citros, noz-pecã, maçã, erva-mate, tomate, oliva e hortaliças.

A declaração tem que conter a espécie vegetal, a área cultivada, o início do plantio e da colheita e a produção, devendo ser atualizada anualmente. “Essa consulta pública também permitirá que as revendas de agrotóxicos e os profissionais da área consultem o cadastro para saber se há propriedade de risco na região onde é recomendado o uso do herbicida hormonal”, explica o secretário Covatti Filho.

A disponibilização desta ferramenta faz parte da Instrução Normativa Seapdr 8/2019, publicada em 28 de agosto do ano passado, que estabelece o regramento do cadastro das propriedades agrícolas e dos produtores que têm cultivos sensíveis, ou seja, aqueles que apresentam sintomas de fitotoxidade quando expostos aos agrotóxicos do grupo das auxinas sintéticas.

  • A consulta pública pode ser acessada neste link.
  • Tutorial para cadastro dos cultivos sensíveis disponível aqui.
  • Tutorial sobre como proceder à consulta pública destas culturas disponível aqui.

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom

GC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo