Pix terá limite para transferências feitas à noite; saiba valor máximo

As transferências de dinheiro via PIX terão, agora, um limite de R$ 1 mil  para transações realizadas entre 20h e 6h. O anúncio da nova medida foi feito pelo Banco Central, e tem o objetivo de frear ação de criminosos em fraudes, golpes e sequestro-relâmpago. 

Segundo o Banco Central, o limite também será aplicado em outras transferências, em compras pelo cartão de débito e em TEDs.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (27), o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, detalhou as medidas de aprimoramento dos meios de pagamento eletrônico e destacou os números alarmantes de fraudes nesse tipo de transferência.

“O número de transações marcadas com suspeita de fraude na base de dados do PIX é, hoje, aproximadamente meia transação a cada 100 mil transações, isso significa que, se nós pegarmos o histórico total do Pix, temos uma transação marcada como suspeita de objeto de crime (fraude ou crime violento) a cada 100 mil transações. Isso significa 38 mil transações suspeitas em 3,8 bilhões de transações no território nacional inteiro“.

Segurança

O BC também afirma que o Pix conta com vários elementos de segurança, como limites para transações que podem ser estabelecidos pelo próprio usuário e total rastreabilidade para auxiliar no combate a fraudes e a outros crimes.

“Em conjunto, essas medidas, bem como a possibilidade de os clientes colocarem os limites de suas transações em zero, aumentam a proteção dos usuários e contribuem para reduzir o incentivo ao cometimento de crimes contra a pessoa utilizando meios de pagamento, visto que os baixos valores a serem eventualmente obtidos em tais ações tendem a não compensar os riscos”, afirma a instituição.

Confira as novas medidas para transferência via Pix

Sair da versão mobile