Um atraso na aplicação da segunda dose da vacina Fio Cruz/Astrazeneca em Vila Flores está sendo observado. Cerca de 110 vilaflorenses estão com o imunizante em atraso. Isso ocorre em função da alta demanda de munícipes a completar o esquema vacinal em confronto com a baixa oferta do imunizante por parte do Governo do Estado. As informações são da equipe de enfermagem do município.
Nesta semana, Vila Flores receberá uma remessa de doses de Pfizer, destinadas à aplicação de 2º dose e de dose reforço para idosos. No momento o município vacina a faixa etária de adolescentes de 14 anos, além de manter atualizado o calendário dos vilaflorenses.
A finalização do esquema vacinal é uma preocupação de todas as autoridades de saúde, uma vez que oferecem maior segurança na imunização da população. Segundo estudos, o ideal é que 70% da população esteja com o esquema completo, para que se crie uma imunidade coletiva que diminua a circulação do vírus.
Outros municípios também têm relatado falta de doses de Astrazeneca para segunda dose. O Ministério da Saúde passou a enviar remessas do imunizante sob demanda, ou seja, somente após solicitação dos Estados. Há 20 dias, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul não recebe lotes da vacina fabricada pela Fiocruz.






