Sessão Solene homenageia Olga da Silva Motta pelos 103 anos de vida em Protásio Alves
A noite de terça-feira, 27, foi de Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Protásio Alves para homenagear Olga da Silva Motta, a moradora mais idosa do município, com 103 anos.
Em nome de Olga, falou a filha Neusa Maria Cassol que ressaltou o discernimento e sabedoria da mãe:
– Eu agradeço todos os presentes e as autoridades. Esta homenagem representa o carinho e admiração que todos têm pela nossa mãe. Ela é nosso espelho, é nosso exemplo. É difícil falar sobre nossa mãe porque com essa idade ela ainda mantém um discernimento muito grande e uma sabedoria imensa – destacou Neusa em seu pronunciamento.
O prefeito Itamar Antônio Girardi descreveu a homenageada como uma mulher de fibra:
– Dona Olga é uma pessoa que, com certeza, batalhou muito para superar as dificuldades, mas jamais perdeu seus princípios de família, da união, da solidariedade e, principalmente, da educação – ressaltou o prefeito.
O prefeito Itamar complementou parabenizando os familiares da dona Olga, o vereador Antônio José Cassol e os demais que acataram a ideia por levar esse voto de louvor de 103 anos à pessoa mais idosa do município, mas também uma pessoa sábia de comprometimento e honestidade.
O vereador Antônio José Cassol (MDB), autor da proposta da homenagem, falou em nome da Câmara de vereadores. Ele parabenizou a família e a Olga pelos 103 anos de vida.
Quem é a homenageada?
Olga da Silva Motta nasceu em 23 de setembro de 1919, no Distrito de Vila Segredo, interior da Capela São Roque, é a segunda filha da família de Rodolfo da Silva Motta e de Pierina Bolsoni.
Olga, mulher sábia, foi educada pela avó paterna, Maria Rodrigues, com quem aprendeu as boas maneiras nas relações humanas e todas as artes domésticas: cozinhar, costurar para a família e para terceiros- inclusive bombachas -, confeccionar chapéus de trança, tecer cestas de trança, dentre outras lidas artesanais. Possui o dom de administrar a família em todas as suas dimensões. Sempre primou pela formação pessoal, espiritual e cultural dos filhos, procurando oportunidades para que pudessem ter acesso a esses meios. Soube conduzir a criação dos filhos com muita sabedoria, amor, ternura e firmeza. É, acima de tudo, exemplo de mulher forte, honesta, justa e solidária.