Grêmio conquista grande vitória com virada sobre o América-MG

Em uma emocionante partida realizada na noite desta quinta-feira (22), o Grêmio conquistou uma importante vitória na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma virada espetacular sobre o América-MG, pelo placar de 3 a 1, o Tricolor alcançou a marca de 20 pontos e garantiu uma posição privilegiada na parte de cima da tabela de classificação. Bitello, Villasanti e Suárez foram os responsáveis por balançar as redes em favor do time gremista.
Desde os primeiros minutos, o Grêmio demonstrou sua velocidade e habilidade pelos lados do campo, contando com a mobilidade de Cuiabano pela esquerda e Cristaldo pela direita. Bitello foi fundamental na articulação das jogadas, enquanto Suárez se destacava atraindo a marcação adversária.
Logo aos 6 minutos de jogo, o América-MG assustou com um chute cruzado que acertou a trave direita do goleiro Brenno. No entanto, o arqueiro gremista fechou bem o espaço e conseguiu evitar o gol. No lance seguinte, o Grêmio respondeu com uma boa jogada de Cuiabano, que entrou na área pela esquerda e chutou forte, obrigando o goleiro a realizar uma defesa difícil, resultando em escanteio. O Grêmio pressionou bastante e teve várias oportunidades de marcar, com diversas tentativas que quase resultaram em gol. Aos 19 minutos, Mila girou sobre a marcação e chutou forte de perna esquerda, mas a bola passou perto do ângulo e saiu para fora.
Aos 23 minutos, Suárez quase marcou de cabeça em uma bola parada levantada do lado direito, mas acertou a trave. No entanto, foi o América-MG que abriu o placar aos 26 minutos, com Danilo Avelar aproveitando uma oportunidade na pequena área e surpreendendo a zaga gremista.
A situação se inverteu aos 33 minutos, quando Éder, que já tinha recebido um cartão amarelo, acertou Suárez no meio de campo, recebendo o segundo amarelo e sendo expulso da partida. Com um jogador a mais, o Grêmio buscou o empate, que chegou aos 39 minutos. Suárez recebeu a bola na frente da área e acionou Bitello, que tentou passar para o meio da área, mas a bola desviou no goleiro e acabou entrando no gol, igualando o placar.
No segundo tempo, o técnico Renato Portaluppi promoveu duas alterações, com as entradas de Nathan e Vina nos lugares de Mila e Cuiabano, respectivamente. Logo nos primeiros lances da etapa complementar, Nathan começou a abrir espaços na defesa do América-MG, enquanto Vina mostrou boa articulação pelo meio. Aos 12 minutos, Reinaldo carregou a bola na frente da área, puxou para o pé direito e fez um belo chute colocado, mas a bola passou raspando o poste esquerdo do goleiro visitante.
A pressão do Grêmio resultou no gol da virada aos 18 minutos. Reinaldo cruzou pelo lado direito e Villasanti subiu mais alto que a marcação, cabeceando com precisão e sem chances para o goleiro adversário. A Arena explodiu com o gol, e o placar mostrava 2 a 1 para o Tricolor.
Aos 27 minutos do segundo tempo, a estrela de Suárez brilhou novamente. O capitão do Grêmio recebeu a bola dentro da área e chutou forte e cruzado, deixando o goleiro sem chances de defesa e marcando o terceiro gol do Tricolor na noite.
Com a vitória praticamente assegurada, o técnico promoveu algumas substituições, com André Henrique entrando no lugar de Suárez, Natã substituindo João Pedro e Nathan Fernandes ocupando o lugar de Cristaldo. O Grêmio manteve o ritmo intenso até o final da partida.
Com essa vitória, o Grêmio chegou aos 20 pontos e entrou no G4 do Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será contra o Coritiba, no domingo, às 16h, na Arena. A torcida gremista pode comemorar o bom momento da equipe, que demonstrou garra e qualidade técnica nessa importante vitória.