O Tupi de Crissiumal foi punido com a perda de pontos em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva. O caso foi para o tribunal nesta terça-feira. Por unanimidade, o Tupi perdeu seis pontos na tabela da Série A2 e foi multado em 100 reais.
Em sua defesa, o Tupi afirmou ter sido mal orientado por um advogado após o julgamento do atleta Matheus Velasque, que foi escalado de maneira irregular na partida diante do Brasil de Farroupilha, em Crissiumal, na 5ª rodada.
Ele foi foi expulso na primeira rodada, diante do Veranópolis, sendo condenado a dois jogos de suspensão no dia 10 de maio. Ele cumpriu um jogo de suspensão automática na segunda rodada. Contudo deveria ficar de fora de mais uma partida após a condenação, mas entrou em campo. O clube afirma que foi induzido ao erro pelo advogado que tratava do caso e que havia entrado com pedido de efeito suspensivo, mas fora do prazo.
Com a punição, o Tupi cai para sétima posição do grupo com 8 pontos, mesmo número do Veranópolis, na última posição e na zona de rebaixamento. Cabe recurso.
Após ser punido, Tupi acusa outro clube de escalação irregular
A informação do site Guia de Crissiumal é que o Tupi protocolou uma denúncia contra o Gaúcho de Passo Fundo, que teria supostamente incluído em súmula em um de seus jogos dois atletas que estavam com seu vínculo encerrado, conforme o sistema Gestão Web da CBF. O nome dos atletas não foi informado.
O Tupi afirma ter provas como a súmula e fotos que comprovam que os atletas estiveram no jogo. O próximo passo deverá ser a formalização da denúncia pela procuradoria do TJD e, na sequência, a marcação do julgamento do caso.