Caxias do Sul realiza força-tarefa para abordar pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Caxias do Sul deflagra nesta segunda-feira (26/02) uma força-tarefa para abordar pessoas em situação de rua. A ideia é reforçar o encaminhamento aos serviços de acolhimento e de saúde já ofertados pelo município. Além de assegurar tratamento digno a quem enfrenta necessidades, o trabalho foca na segurança da população, por meio da identificação de pessoas em débito com a Justiça.

“Somos uma administração humana. Vamos auxiliar quem verdadeiramente necessita e quer ser ajudado, mas precisamos de medidas enérgicas para separar o joio do trigo“, afirma o prefeito Adiló Didomenico. “Temos 120 vagas em casas de passagem e realizamos cerca 500 atendimentos mensais no Centro Pop Rua, com oferta de banho e alimento. Oferecemos cursos de capacitação e ajudamos no encaminhamento ao mercado de trabalho. Para uma cidade do porte de Caxias, fizemos muito por essa população. A assistência social é uma responsabilidade que deveria ser compartilhada com o Estado e União, no entanto, bancamos 94% desse custo”, sustenta o prefeito.

A abordagem é feita de forma conjunta por equipes da Fundação de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, Guarda Municipal e Codeca. Além dos serviços de atendimento na cidade, para pessoas que manifestarem o desejo de regressar aos locais de origem, o município oferece a passagem.

A Prefeitura também orienta a população a auxiliar as pessoas em situação de rua por meio dos serviços ofertados pelo município, para evitar que a caridade, feita com a melhor das intenções, se transforme em um atrativo para manter pessoas na rua, sem condições dignas de sobrevivência.

Estrutura de Caxias do Sul

Fundação de Assistência Social (FAS)

Secretaria Municipal da Saúde

Segurança Alimentar

Segurança Pública e Proteção Social

Sair da versão mobile