Uma nova esperança surge para os milhões de pessoas que sofrem de apneia do sono: um spray nasal promissor que pode revolucionar o tratamento da doença. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália, o medicamento já apresentou resultados animadores em testes com pacientes.
Eficácia comprovada
Em um estudo piloto com dez voluntários, o spray nasal reduziu a gravidade da apneia do sono em 70% dos casos, com uma melhora de 25% a 45% nos sintomas. O medicamento funciona aumentando a contração dos músculos da garganta e das vias respiratórias, mantendo-as abertas durante o sono.
Vantagens sobre os tratamentos atuais
O spray nasal oferece uma alternativa mais confortável e acessível aos métodos tradicionais de tratamento da apneia do sono, como o CPAP (máscara facial) e a cirurgia. O CPAP, apesar de eficaz, é frequentemente mal tolerado pelos pacientes devido ao seu incômodo. Já a cirurgia é uma opção mais invasiva e nem sempre é indicada.
Segurança e tolerabilidade
O spray nasal se mostrou seguro e bem tolerado nos testes, sem apresentar efeitos colaterais graves. Isso aumenta as chances de que ele seja aprovado para uso clínico em um futuro próximo.
Novas perspectivas para o tratamento da apneia do sono
Os resultados promissores do estudo abrem caminho para novas pesquisas e desenvolvimentos na área. “Estamos cada vez mais perto de desenvolver medicamentos novos e eficazes que sejam seguros e fáceis de usar”, afirma o co-autor do estudo, professor Danny Eckart.