Família é flagrada desviando doações para vítimas de enchente em Esteio e Capão da Canoa

Uma ação da Polícia Civil em Esteio nesta segunda-feira (10) desarticulou um esquema de desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes na região. Pai e filha, de 60 e 31 anos, foram flagrados armazenando em suas casas mais de uma tonelada de itens arrecadados para beneficiar a si mesmos.
A investigação, que durou uma semana, revelou que os suspeitos, moradores do bairro Vila Olímpica em Esteio com residência também no litoral, se aproveitaram da situação de calamidade para se aproximar de centros de distribuição e desviar as doações em veículos particulares.
Segundo o delegado Marco Swirski, responsável pela operação, a estimativa é que o valor dos itens desviados ultrapasse R$ 50 mil. “Além do dano moral causado às vítimas das enchentes, os investigados também se apropriaram de recursos que poderiam ter ajudado diversas famílias em situação de vulnerabilidade”, ressalta o delegado.
Os itens apreendidos, incluindo alimentos, ração animal, água potável, itens de higiene pessoal e roupas, serão doados à Prefeitura de Esteio para a correta distribuição às pessoas necessitadas.
Apesar de não terem sido presos, pai e filha responderão por crime de peculato. A investigação segue em andamento para identificar possíveis outros envolvidos no esquema.