Umidade: Por que está tudo molhado na minha casa?

Entenda como a umidade atua e por que os ambientes domésticos estão molhados com o tempo firme e sem chuva

Você já se perguntou por que sua casa fica molhada mesmo em dias de tempo firme e sem chuva? A resposta está na umidade, mas também na temperatura. Vamos entender como isso acontece.

Condensação: O fenômeno por trás da umidade

A condensação ocorre quando o ar mais quente e úmido entra em contato com uma superfície fria. Isso faz com que o ar úmido se transforme em gotículas de água, que se acumulam em vidros, paredes, azulejos, espelhos, janelas e até roupas.

Para ilustrar, faça uma experiência: respire na frente de um espelho. Ele ficará embaçado, certo? Isso é o que normalmente acontece no inverno, quando a temperatura sobe após dias muito frios.

Como a temperatura afeta a umidade interna

Os dias de temperatura baixa resfriam as superfícies internas da casa, como paredes e pisos. Quando a temperatura aumenta, o ar mais quente entra em contato com essas superfícies resfriadas, causando a condensação.

Na última semana, tivemos o ingresso de uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul, com mínimas abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra e temperaturas de 5ºC no Sul de Porto Alegre e 7ºC no Jardim Botânico da capital.

Entretanto, desde ontem, o ar mais quente começou a predominar. Hoje, os termômetros chegaram a quase 31ºC no Vale do Paranhana e 29,8ºC em Campo Bom, na área metropolitana.

Quando a umidade diminui?

À medida que a temperatura interna da casa vai subindo gradualmente, as superfícies também ficam menos frias. Isso reduzirá a umidade condensada sobre paredes, pisos e outros objetos.

Arejar a casa é importante para acelerar esse processo. Alguns preferem deixar a casa fechada, mas especialistas médicos recomendam a circulação de ar, especialmente no inverno, para reduzir riscos de infecções respiratórias.

Agora você sabe por que sua casa fica molhada mesmo sem chuva! 😉

Com informações da Metsul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo