Fiscalização interdita padaria e apreende 4,5 toneladas de alimentos impróprios no RS

Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, uma operação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos resultou na interdição de uma padaria e na apreensão de 4,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo em três estabelecimentos da Praia do Laranjal, em Pelotas (RS). Entre os produtos confiscados estão carnes, salgados, pães, iogurtes, queijos, ovos, alimentos industrializados, farinhas e doces.

Segundo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, os locais apresentavam condições alarmantes de higiene, sendo que a padaria interditada se destacou negativamente por não atender nenhum requisito básico de manipulação e conservação de alimentos. Além disso, o estabelecimento estava produzindo gelo clandestinamente, sem qualquer tratamento adequado da água e sem autorização dos órgãos competentes.

Outras irregularidades identificadas nos três comércios incluíram grande quantidade de produtos sem procedência, vencidos, armazenados de forma inadequada e fora da temperatura recomendada.

A fiscalização contou com a participação dos promotores José Alexandre da Silva Zachia Alan, da Especializada de Pelotas, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, além de agentes da Promotoria de Pelotas, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), da Vigilância Sanitária Municipal de Pelotas, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A operação reforça a importância da fiscalização rigorosa para garantir a segurança alimentar da população e evitar riscos à saúde dos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo