Cardiologista é preso após cães mortos serem encontrados em freezer

Operação Liberandum resgata animais em condições insalubres e leva médico à prisão; residência foi interditada
Um cardiologista foi preso em flagrante na terça-feira, 29 de abril, no bairro Canaã, em Arraial do Cabo (RJ), após a Polícia Civil encontrar cães mortos e congelados no freezer de sua casa. A ação, denominada Operação Liberandum, revelou cenas de maus-tratos e negligência extrema: sacos pretos com corpos de cães adultos e filhotes, além de outros animais vivos em condições insalubres.
De acordo com o delegado Renato Perez, titular da 132ª Delegacia de Polícia, o médico responderá por maus-tratos com resultado de morte, crime agravado pela legislação vigente. Ele deverá passar por audiência de custódia nesta quarta-feira, 30 de abril.
Durante a operação, os agentes resgataram 10 animais vivos — seis cães e quatro gatos. Quatro felinos estavam trancados em um banheiro, cercados por fezes e comida estragada. A investigação teve início após denúncias de procedimentos clandestinos com animais, o que foi confirmado durante as diligências.
No local, também foram apreendidos anestésicos e uma substância semelhante à maconha, o que pode agravar a situação criminal do acusado.
A primeira tentativa de abordagem ocorreu na segunda-feira, 28 de abril, de maneira discreta, mas sem sucesso. Com o mandado judicial expedido, a entrada no imóvel foi realizada na manhã de terça-feira. A perícia técnica foi acionada e o local está interditado para análises detalhadas.
Além da Polícia Civil, participaram da ação a Secretaria Municipal do Ambiente e Saneamento, um médico-veterinário, o Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM) e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Proeis.