Feriado de 1º de maio terá sol e temperaturas baixas pela manhã no RS

Início de maio marca pausa na chuva e clima estável no Rio Grande do Sul
O Dia do Trabalhador em 2025 será marcado por tempo seco e agradável no Rio Grande do Sul, com o predomínio do sol e poucas nuvens no céu. O estado estará sob a influência de um sistema de alta pressão, que garante estabilidade atmosférica, afastando o risco de chuva. O amanhecer será frio e com formação de nevoeiro, especialmente nas regiões Central e Leste. Há previsão de geada pontual na Serra e nos Aparados, mas a tarde promete temperaturas mais amenas, ideais para atividades ao ar livre.
Ao longo de maio, o clima deve seguir com chuvas abaixo da média histórica, segundo a MetSul Meteorologia. A neutralidade no Oceano Pacífico, sem El Niño ou La Niña, contribui para essa condição. A maior parte do Centro-Sul do Brasil terá menos dias chuvosos, embora episódios isolados de instabilidade possam ocorrer. Entre os dias 7 e 9, é esperado o primeiro evento mais significativo de chuva, mas os volumes não devem se aproximar dos registrados em maio de 2024, quando Porto Alegre teve recorde de precipitação.
Em relação às temperaturas, não há expectativa de frio intenso neste mês, com termômetros oscilando entre dias frios e outros mais amenos. A presença frequente de nevoeiros e tardes agradáveis será uma das marcas de maio. Em Veranópolis, por exemplo, o feriado terá mínima de 6 °C nas primeiras horas da manhã, com elevação ao longo do dia e possibilidade de sol entre nuvens, chegando aos 23°C. A média geral do mês deve se manter dentro ou acima do normal, com predomínio de tempo firme e tardes agradáveis em boa parte do estado.