Aprovado novo antibiótico oral para infecções urinárias recorrentes após 30 anos

Blujepa é esperança para milhões de mulheres ao combater bactérias resistentes de forma inovadora

A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos equivalente à Anvisa no Brasil, aprovou o primeiro antibiótico oral para infecções urinárias recorrentes em quase três décadas. O medicamento, chamado Blujepa, representa um avanço significativo no tratamento das infecções do trato urinário (ITUs), especialmente em tempos de crescente resistência bacteriana.

Desenvolvido pela farmacêutica GSK, o Blujepa tem como princípio ativo a gepotidacina, uma substância que atua inibindo duas enzimas essenciais para a multiplicação das bactérias causadoras das ITUs. Essa ação específica marca o antibiótico como parte de uma nova classe de medicamentos, capaz de tratar infecções resistentes aos tratamentos convencionais.

A novidade traz esperança para milhões de mulheres e meninas que sofrem com ITUs de repetição, condição comum e debilitante. As infecções urinárias estão entre as mais frequentes infecções bacterianas em mulheres e são responsáveis por milhões de atendimentos hospitalares todos os anos nos Estados Unidos.

O desenvolvimento do Blujepa contou com apoio da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado (BARDA), órgão ligado ao governo norte-americano que investe em soluções inovadoras para desafios de saúde pública.

A aprovação, anunciada na quinta-feira, 1º de maio, marca um importante passo no combate à resistência antimicrobiana e oferece uma nova perspectiva de tratamento seguro e eficaz para pacientes ao redor do mundo.

Informações Só Notícia Boa.

Sair da versão mobile