Brigada Militar intensifica fiscalização ambiental em Coxilha e Ibirubá
Empreendimentos como oficinas, lavagens automotivas e propriedades rurais são autuados por irregularidades ambientais durante operação do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar

Nesta sexta-feira, 23 de maio, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou uma operação de fiscalização em empreendimentos potencialmente poluidores nos municípios de Coxilha e Ibirubá, no Rio Grande do Sul.
Em Coxilha, a fiscalização ocorreu em duas empresas: uma lavagem automotiva e uma oficina mecânica. Ambas apresentaram diversas irregularidades, como:
- Licença de Operação (LO) vencida
- Ausência de piso impermeável
- Lançamento de efluentes diretamente no solo
- Problemas na caixa separadora de óleo e água
No município de Ibirubá, a equipe do BABM inspecionou uma propriedade rural com gado leiteiro em confinamento, que também descumpria normas ambientais previstas em legislação vigente.
O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) reforça que atividades potencialmente poluidoras devem estar regularizadas junto aos órgãos ambientais competentes, com a devida licença de operação atualizada.
Os responsáveis foram autuados e assinados os respectivos Termos Circunstanciados, conforme a legislação ambiental em vigor.