Chuva intensa promete virar o tempo no Rio Grande do Sul nos próximos dias

Instabilidade deve atingir seu ápice entre quinta e sexta-feira, com volumes de até 200 mm em algumas regiões, segundo previsão da MetSul

Após dias marcados por temperaturas elevadas e tempo seco, o Rio Grande do Sul deve se preparar para uma virada brusca no clima. A partir desta terça-feira (6), o cenário muda com o avanço de uma frente quente seguida de uma frente fria, o que provocará fortes pancadas de chuva em diversas regiões do Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, os acumulados podem atingir até 200 milímetros em apenas três dias, valor que corresponde a mais de dois meses de chuva em algumas localidades.

A instabilidade começa de forma irregular entre terça e quarta-feira, mas o ápice da chuva está previsto para quinta e sexta-feira, quando o avanço da frente fria deve provocar temporais, especialmente nas Metades Oeste e Sul. Nessas regiões, os volumes de precipitação podem superar 100 mm, chegando isoladamente aos 200 mm. Há risco de chuva forte a torrencial, acompanhada de raios, ventos intensos e até granizo, principalmente na sexta-feira, quando a instabilidade será mais generalizada.

Na Grande Porto Alegre, a sexta começará com tempo firme e quente, mas ao longo do dia a situação muda com a chegada da frente fria. Já no sábado, a previsão é de melhora, com a entrada de uma massa de ar seco e frio, responsável por trazer noites mais frias e tardes agradáveis no fim de semana.

Sair da versão mobile