Duas toneladas de produtos impróprios são apreendidas em operação do Programa Segurança dos Alimentos no RS

Fiscalização apreende produtos sem procedência e com validade vencida em mercados, abatedouro e distribuidora
Nesta quarta-feira, 7 de maio, uma operação do Programa Segurança dos Alimentos resultou na apreensão de aproximadamente 2 toneladas de produtos impróprios para o consumo em Três Passos, no Noroeste gaúcho. A ação ocorreu em cinco estabelecimentos – três mercados, um abatedouro e uma distribuidora – e contou com a participação de diversas autoridades e órgãos de fiscalização.
Entre as irregularidades, foram encontrados produtos sem indicação de procedência, com validade vencida, além de álcool e medicamentos de venda proibida em mercados. Em um dos mercados, a padaria foi interditada. De acordo com o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, a situação expõe um grave risco à saúde pública: “Havia mel sem qualquer tipo de controle, aipim até mesmo em saco de agrotóxico e melado em lata de tinta”.
Parte da carne apreendida foi submetida a laudo técnico e, posteriormente, doada ao Zoológico de São Braz, em Santa Maria. A operação contou ainda com a participação do promotor de Justiça de Três Passos, Marcelo Brito da Costa Honorato Santos, além de servidores do GAECO/MPRS, Vigilância Sanitária municipal, SEAPI, DECON e PATRAM.






