O presidente assegura que governo irá apurar com seriedade os descontos não autorizados e devolver os valores aos lesados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, 10 de maio, que nenhum aposentado ou pensionista será prejudicado pelos descontos não autorizados de mensalidades associativas na folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Lula destacou que o governo não pretende transformar o caso em um “show de pirotecnia”, mas sim apurar com seriedade para identificar os responsáveis.
“Você poderia ter feito uma pirotecnia e não ter apurado. Como a gente quer apurar com muita seriedade, tanto a CGU [Controladoria-Geral da União] como a Polícia Federal foram a fundo na exploração para chegar no coração da quadrilha. Se tivesse feito um carnaval há um ano atrás, possivelmente teria parado no carnaval, como acontece em todas as denúncias”, declarou o presidente.
Lula ressaltou que os recursos pertencem aos aposentados e pensionistas, e que o governo tomará medidas para repatriar os valores e devolvê-los aos lesados. Segundo ele, a devolução dependerá da confirmação do número de vítimas e da verificação de assinaturas não autorizadas.
“Devolver ou não vai depender de você constatar a quantidade de pessoas que foi enganada, a quantidade de pessoas que teve o seu nome numa lista sem que ele tivesse assinado. Porque aqueles que assinaram, autorizaram [os descontos das mensalidades]”, concluiu Lula.