Frei Arlindo Battistel é anunciado como Patrono da 32ª Feira do Livro de Veranópolis
Nomeação ocorreu durante cerimônia que oficializou o talian como língua cooficial do município, em evento marcado por emoção e celebração cultural

Durante a cerimônia de inauguração do Marco que oficializou o talian como língua cooficial de Veranópolis, realizada durante a La Cucagna VeraFest, o prefeito Cristiano Valduga Dal Pai e o vice-prefeito João Guilherme Mazetto surpreenderam Frei Arlindo Itacir Battistel com um convite especial: ser o Patrono da 32ª Feira do Livro do município.
A nomeação ocorreu logo após Frei Arlindo celebrar uma missa em talian, diante da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, e emocionou profundamente o sacerdote.
Dal Pai destacou a trajetória de Frei Arlindo como guardião da história, cultura e dos costumes da Serra Gaúcha, com ênfase na herança italiana. Com diversas obras publicadas, Frei Arlindo é referência na memória da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Natural de Nova Prata e atualmente residente em Veranópolis, Frei Arlindo é formado em filosofia e teologia. É historiador, folclorista e pesquisador, com papel decisivo na preservação da identidade cultural da região. Entre suas realizações, destaca-se a coordenação da coleção Assim vivem os italianos, ao lado de Rovílio Costa, resultado de oito anos de pesquisa, além da organização de Retratos da Colônia, uma das mais completas coleções fotográficas sobre as colônias italianas do estado.
Divulgador do dialeto talian e fundador do Museu dos Capuchinhos de Caxias do Sul, Frei Arlindo é amplamente reconhecido como um dos principais nomes na valorização do legado dos imigrantes italianos no Brasil. Seus artigos são presença constante na imprensa regional.
A 32ª Feira do Livro de Veranópolis está prevista para ocorrer em outubro e, com Frei Arlindo como patrono, promete ser um evento ainda mais especial, reunindo literatura, história e identidade cultural em uma grande celebração à memória e à escrita.