Frio intenso volta a marcar presença no Sul do Brasil com temperaturas negativas e geada

O Sul do Brasil amanheceu novamente com temperaturas negativas nesta segunda-feira, 12 de maio, marcando o segundo dia consecutivo de frio intenso na região. A menor temperatura foi registrada em São Joaquim, Santa Catarina, com -1,2ºC, segundo levantamento da Metsul Meteorologia.

Outros municípios catarinenses também registraram baixas temperaturas, como Urupema (-0,2ºC), Urubici (0,7ºC), Painel (0,6ºC), Bom Jardim da Serra (1,7ºC), Bom Retiro (3,0ºC), Rio Rufino (3,2ºC), Vargem (4,5ºC) e Bocaina do Sul (4,6ºC).

No Rio Grande do Sul, as mínimas desta segunda-feira foram de 2,2ºC em Pedras Altas, 2,7ºC em São José dos Ausentes, 3,1ºC em Soledade, 3,4ºC em Getúlio Vargas, 3,9ºC em Vacaria, 4,2ºC em André da Rocha, 4,3ºC em Herval e 4,7ºC em Bom Jesus.

Na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou a 10,3ºC em Belém Novo e 12,9ºC no Jardim Botânico. Em outras cidades da região metropolitana, os termômetros marcaram 7,7ºC em Nova Santa Rita, 7,9ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande), 8,2ºC em Gravataí, 9,7ºC em Eldorado do Sul e 10,8ºC em São Leopoldo.

A massa de ar frio que cobre o Sul do Brasil é de fraca intensidade e está associada a um centro de alta pressão no Atlântico, favorecendo a formação de geada especialmente em áreas de baixadas da região serrana.

Nos próximos dias, a tendência é de elevação gradual das mínimas, embora ainda haja previsão de noites frias, principalmente em áreas de maior altitude.

Sair da versão mobile