Fumaça preta é vista novamente nesta manhã de quinta-feira e adia escolha do novo papa

Após mais uma votação sem consenso, conclave retoma processo à tarde para definir o sucessor do papa Francisco

A expectativa pela escolha do novo papa continua no Vaticano após duas votações sem acordo na manhã desta quinta-feira (8). A fumaça preta voltou a surgir da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais eleitores ainda não chegaram a um consenso sobre o próximo pontífice. Com isso, o processo de escolha será retomado durante a tarde, em um clima de tensão e expectativa entre os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Desde a manhã, centenas de peregrinos aguardavam ansiosamente o sinal que indicaria a escolha do novo papa. A fumaça, prevista para surgir a partir das 12h30 (hora local), apareceu antecipadamente por volta das 11h50, frustrando aqueles que esperavam pela fumaça branca, símbolo da definição do novo líder da Igreja Católica. Enquanto isso, as autoridades italianas reforçaram o esquema de segurança, ajustando o plano implementado durante o funeral do papa Francisco, ocorrido em abril.

O esquema de segurança foi intensificado em resposta ao aumento da movimentação de fiéis no local, com maior presença de policiais, equipes de emergência sanitária e forças da Gendarmaria do Vaticano. A Prefeitura de Roma monitora atentamente o fluxo de pessoas, mantendo a Via della Conciliazione aberta para facilitar o acesso dos peregrinos, enquanto a expectativa pela definição do novo papa cresce a cada nova rodada de votação.

Sair da versão mobile