Investigação revela esquema de falsificação de documentos e promessas falsas de redução de juros em empréstimos consignados
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o Procon resultou na prisão de um homem e uma mulher suspeitos de aplicar golpes financeiros em idosos aposentados na cidade de Canela, na Serra. Os acusados ofereciam falsas promessas de redução de juros em empréstimos consignados pelo INSS, mas utilizavam o acesso às informações das vítimas para realizar novos empréstimos sem autorização.
De acordo com o delegado Vladimir Medeiros, os suspeitos faziam as vítimas assinarem procurações sob o pretexto de renegociar dívidas, mas acabavam utilizando esses documentos para contrair novos financiamentos em nome dos idosos. A investigação apontou ainda a existência de diversos CNPJs em nome dos golpistas, registrados recentemente e vinculados a endereços inexistentes.
A polícia orienta que outras possíveis vítimas compareçam à delegacia para registrar ocorrência. Além disso, o delegado alerta para que a população não permita o uso de fotos de documentos e rosto, pois esses dados podem ser utilizados em novas fraudes financeiras. Os dois suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional e seguem à disposição da Justiça.