Homenagens marcam um ano da tragédia em Bento Gonçalves

Celebração reúne comunidade e entrega monumentos em memória das vítimas e voluntários
Nesta quinta-feira, 1º de maio, data que marcou um ano dos deslizamentos e enchentes que atingiram Bento Gonçalves e outras regiões do Estado, foi realizado um evento em homenagem às vítimas da tragédia. A programação incluiu uma missa especial e a entrega de monumentos comemorativos.
A cerimônia religiosa aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com a união das paróquias locais e a presença expressiva da comunidade. Durante a missa, familiares das vítimas receberam homenagens, com destaque para a participação da Orquestra de Faria Lemos, que emocionou os presentes.
Em seguida, a Prefeitura de Bento Gonçalves entregou um monumento em reconhecimento aos voluntários que atuaram no resgate e recuperação das áreas atingidas, além de lembrar as vítimas. Ao todo, quatro pessoas seguem desaparecidas e treze faleceram na tragédia.
O monumento instalado na praça traz duas placas com os nomes das vítimas, além de ajardinamento e um plátano no centro, símbolo da força e resiliência da comunidade.
O prefeito Diogo Siqueira ressaltou a importância do momento:
“Esse momento representa a homenagem aos voluntários, forças de segurança e a todos que estiveram de alguma forma auxiliando e salvando vidas naqueles dias. E também lembra cada pessoa que perdemos na tragédia. Um ato simples, mas com um grande significado que tem no seu centro, o plátano, árvore que cresce no nosso interior e representa a força da nossa comunidade.”
Também foram entregues os monumentos do Unidos Por Bento, nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty, reforçando a memória coletiva e o reconhecimento ao trabalho voluntário que marcou a reconstrução da cidade.



