Igreja Católica: Conclave tem início amanhã (07)

Entenda como funciona este processo

Na próxima quarta-feira (07) terá início o conclave — processo pelo qual a Igreja Católica elege um novo pontífice. Após o período de luto pela morte do Papa Francisco, os cardeais se deslocaram até Roma para dar início às reuniões. Todos os dias, eles se reúnem para discursar, rezar e até celebrar missas.

O processo do conclave é bastante incerto, pois não tem uma duração definida — apenas uma data de início, que será no dia 7. Os cardeais votam até que um deles obtenha dois terços dos votos. No início do conclave, cada rodada de votação é chamada de escrutínio, e vários escrutínios ocorrem por dia: dois pela manhã e dois à tarde.

Se, após três dias, não houver um resultado, as votações são pausadas por um dia. Depois disso, os cardeais retomam o processo. Caso, após 34 votações, ainda não haja um papa eleito, os cardeais mais votados na última rodada passam a disputar uma espécie de segundo turno — mas, ainda assim, é necessário obter dois terços dos votos para ser eleito.

Quando um cardeal recebe os dois terços dos votos ele é declarado o novo Papa, fumaça branca sai da chamine na Praça São Pedro e os fies ficam sabendo que a eleição chegou ao fim. Após a preparação do novo Papa, as rezas pessoais e a escolha do nome como pontífice, um dos cardeais vai até a sacada e proclama:

“Habemus Papam!”
(“Temos um papa!”)

Relembre os candidatos mais cotados para Papa.

Sair da versão mobile