Jovem é condenado a mais de 22 anos por feminicídio brutal em Bento Gonçalves

Mateus Luís de Oliveira, de 23 anos, foi condenado a 22 anos, 6 meses e 15 dias de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e furto, em julgamento realizado na quinta-feira, 22 de maio, no Salão do Júri da Comarca de Bento Gonçalves. A vítima, Josiane dos Santos Rodrigues, de 33 anos, foi assassinada com mais de 40 facadas no sábado, 19 de agosto de 2023. O corpo foi localizado cinco dias depois em uma área de mata, e o autor foi preso em Imbé, no Litoral Norte, na sexta-feira, 25 de agosto.

Durante o julgamento, a juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo destacou que Oliveira agiu com crueldade, frieza e planejamento, sendo condenado com base em quatro qualificadoras do Código Penal: motivo torpe, meio cruel, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima. Um laudo psiquiátrico indicou que ele apresenta traços de personalidade psicopática e antissocial. Além da pena principal, ele foi condenado a 15 dias-multa pelo furto do celular da vítima, usado na fuga.

O regime inicial de cumprimento será fechado, e a prisão preventiva foi mantida. A Defensoria Pública argumentou condição de pobreza, dispensando o réu do pagamento das custas processuais. A reparação de danos não foi fixada, e a pena total foi reduzida em 1 ano, 8 meses e 28 dias pelo tempo já cumprido em prisão preventiva.

Com informações do Portal Leouve.

Sair da versão mobile