Júlia Guerra, de Soledade, vence o Miss Rio Grande do Sul 2026

Na madrugada desta segunda-feira (26), a modelo Júlia Guerra, de 35 anos, foi coroada como Miss Universe Rio Grande do Sul 2026, em cerimônia realizada no teatro da Associação Médica do estado, em Porto Alegre. Natural de Soledade, a 225 km da capital, Júlia não é uma novata no universo dos concursos de beleza: em 2013, ela foi a terceira brasileira a conquistar o título internacional do Miss América Latina del Mundo. Além da carreira como modelo, Júlia é formada em Quiropraxia e possui pós-graduação em Neurociência, Gestão em Saúde e Comunicação.
A disputa contou com a participação de 15 candidatas de diversas regiões gaúchas. Maria Eduarda Piva, de Santa Maria, e Laura Calgaro, de Flores da Cunha, ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. O Top 6 foi completado por Larissa Assmann (Guaíba), Emilly Baumbach (Rio Grande) e Daniela Guedini (Casca). A coroação de Júlia marca a despedida da então Miss RS, Aline Fritsch, que havia conquistado o segundo lugar no Miss Universe Brasil 2025.
A noite de gala foi apresentada por Gabriela Markus, Miss Brasil 2012 e top 5 no Miss Universo daquele ano. Entre os mais de 30 jurados presentes estavam nomes marcantes do mundo miss, como Deise Nunes (Miss Brasil 1986) e Rafaela Zanella (Miss Brasil 2006), ambas representantes do Rio Grande do Sul. O estado, aliás, mantém sua fama de celeiro de misses, com 15 representantes nacionais na franquia Miss Universo.
Júlia Guerra agora se prepara para representar o Rio Grande do Sul na etapa brasileira do Miss Universo, que escolherá a candidata do país para a edição mundial de 2026. Além da nova vitória nos palcos, o nome da modelo também esteve em evidência na imprensa recentemente, ao ser apontada como suposta namorada de Renan Machado, irmão da cantora Anitta.