Mais de 200 toneladas de materiais são apreendidas em desmanche, em Ibiraiaras

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou, na terça-feira, 27 de maio, a 166ª edição da operação Desmanche, no município de Ibiraiaras, na Serra Gaúcha. Durante a ação, foram apreendidas mais de 200 toneladas de materiais automotivos, entre peças e carcaças. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante por crime ambiental e pela receptação de um veículo furtado em Caxias do Sul, ocorrido em janeiro.
Além da prisão, o empresário foi autuado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e sofreu medidas administrativas, como o recolhimento de peças e carcaças de veículos.
Criada em 2016, a operação Desmanche é realizada de forma permanente pela SSP com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao atacar esse mercado clandestino, a operação busca reduzir indiretamente os crimes relacionados a furtos e roubos de veículos no Rio Grande do Sul.
“Essa foi mais uma ação integrada entre as forças da Secretaria da Segurança para combater o crime, o comércio de peças irregulares e proteger o meio ambiente. A operação Desmanche segue firme em sua missão de enfrentar o comércio ilegal de peças automotivas e preservar a segurança e a legalidade em todo o Estado”, destacou o coordenador da ação, tenente Gerson Jacks de Oliveira Barth.
O cidadão pode denunciar atividades suspeitas por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário online Denúncia Digital 181, com garantia de sigilo.
Informações e foto SSP/RS.