Massa de ar frio provoca queda nas temperaturas e alerta para geada no Sul do Brasil

A chegada de uma massa de ar frio e seco, impulsionada por um sistema de alta pressão atmosférica de 1.028 hPa, causou uma significativa diminuição nas temperaturas no Rio Grande do Sul desde o último sábado (10). Conforme a Metsul Meteorologia, a trajetória marítima do sistema promete noites seguidas de frio intenso até terça-feira, com mínimas abaixo de 10ºC em várias regiões.

Nos Campos de Cima da Serra, os termômetros podem registrar entre 1ºC e 3ºC, com possibilidade de geada. Já no Planalto Sul catarinense, as temperaturas podem cair para 0ºC ou valores negativos, aumentando o risco de formação de gelo ao amanhecer. Em Porto Alegre, as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 14ºC, com a possibilidade de 10ºC em áreas mais ao sul e na região metropolitana.

A massa de ar frio também deve atingir São Paulo a partir de quarta-feira, com mínimas previstas entre 13ºC e 14ºC. A combinação de ar seco e baixa nebulosidade potencializa a perda de calor durante a madrugada, elevando o risco de geada em áreas mais altas do Sul do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo