Massa de ar polar derruba temperaturas nesta semana

Uma poderosa massa de ar frio de origem polar vai dominar o cenário climático do Brasil nesta semana, trazendo uma forte queda nas temperaturas e condições típicas do auge do inverno. O sistema começa a ingressar pelo Sul do continente na quarta-feira, avançando rapidamente pelo Rio Grande do Sul e demais estados do Sul, além de áreas do Centro-Oeste, Sudeste e até da Região Norte, com previsão de friagem em locais como Acre, Rondônia e Sul do Amazonas, as informações são da Metsul.

As temperaturas devem despencar em centenas de municípios, com mínimas abaixo de zero nos pontos mais altos do Sul e da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Geadas serão amplas, especialmente entre sexta-feira e o fim de semana, com termômetros podendo registrar de -3 °C a -5 °C em áreas serranas. Capitais como Porto Alegre podem amanhecer com 6 °C, enquanto São Paulo terá marcas abaixo dos 10 °C em vários bairros.

Antes da chegada do frio, o avanço de uma frente fria provocará chuvas fortes e tempestades localizadas, principalmente entre terça e quarta-feira. As regiões mais afetadas serão o Sul, o Centro-Oeste e o interior do Sudeste. O encontro entre o ar quente pré-frontal e o ar frio que chega do sul do continente cria um ambiente propício para temporais severos com rajadas de vento, granizo e transtornos.

Além disso, o surgimento de um ciclone extratropical na costa Sul do Brasil, previsto para quinta-feira, pode intensificar os ventos e provocar ressacas no litoral do Sul e Sudeste. As rajadas em alto-mar podem chegar a 150 km/h, enquanto em terra firme há risco de ventos entre 80 km/h e 100 km/h em algumas regiões do Rio Grande do Sul. O ciclone deve se afastar até sexta-feira, dando lugar a céu claro, ar seco e frio intenso.

Sair da versão mobile