A chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil neste domingo promete mudar o cenário climático na região, trazendo chuva e risco de temporais isolados após vários dias de calor atípico para o mês de maio. No sábado, as temperaturas ultrapassaram os 30ºC em algumas áreas do Centro, Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, com Porto Alegre registrando 27,4ºC, bem acima da média histórica de 22,6ºC para o mês.
A formação da frente fria ocorre devido ao avanço de uma área de baixa pressão que gerou temporais no Chile, agora se deslocando pela província de Buenos Aires. Ao encontrar o ar quente e úmido, impulsionado por ventos em baixos níveis da atmosfera, a instabilidade se intensifica, espalhando-se pelo Rio Grande do Sul ao longo do domingo. A previsão indica maior atividade frontal no Oeste e Sul do estado, onde são esperados volumes maiores de chuva e rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h.
Em Santa Catarina e no Paraná, a frente fria também deve provocar instabilidade, especialmente no Oeste dos dois estados, mas a chuva deve ser irregular e o risco de tempestades é menor. Enquanto isso, áreas do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul podem ter episódios de vento forte devido ao contraste entre a massa de ar quente e a frente fria em deslocamento.