Diversas cidades enfrentam destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores nesta quinta-feira, 9 de maio
A Defesa Civil Estadual recebeu relatórios de danos e ocorrências em 16 municípios do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 9 de maio. Entre os principais registros estão destelhamentos, alagamentos, quedas de árvores e obstrução de vias. Confira os principais impactos:
- Alegrete: Danos no telhado de uma escola municipal, árvores caídas e cerca de 20 residências afetadas. Pavilhão do Instituto Farroupilha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais também sofreram danos.
- Cachoeira do Sul: Transbordo de rio mobilizou a Coordenadoria Municipal, que auxiliou na retirada de duas pessoas de áreas de risco.
- Charqueadas: Queda de fiação elétrica e interrupção de vias.
- Encruzilhada do Sul: Monitoramento de 26 residências em áreas de risco nas margens do Arroio Lava Pés. Coordenadoria entregou lonas e encaminhou 8 desalojados para casas de familiares.
- Lagoão: Pontos de alagamento em estradas do interior.
- Lavras do Sul: Cinco casas com danos nos telhados. Coordenadoria Municipal já presta apoio aos afetados.
- Novo Cabrais: Bloqueio da BR 287 devido a danos na rodovia, conforme informado pelo coordenador regional.
- Rio Pardo: Alagamentos pontuais e entrega de lonas às famílias afetadas.
- Santa Cruz do Sul: Danos em algumas residências. Coordenadoria atende famílias afetadas e entrega lonas.
- Santa Maria: Destelhamentos e alagamentos em 15 bairros. Queda do muro da Escola Medianeira. Coordenadoria auxiliou na remoção de 6 famílias de áreas de risco.
- São Pedro do Sul: Balsa do Passo de Clara sem operação.
- Soledade: Cerca de 100 casas com danos nos telhados. Vias obstruídas e residências sem energia elétrica. Coordenadoria atua na desobstrução das vias e entrega de lonas.
- Tapes: Alagamentos pontuais. Aguardando mais informações.
- Taquari: Danos em duas residências e queda de três árvores.
- Triunfo: Cerca de 20 residências danificadas. Um asilo foi atingido e os idosos foram removidos pelos Bombeiros para um abrigo. Lonas foram distribuídas.
- Uruguaiana: Queda do muro de uma escola e alagamentos pontuais. Foi realizada limpeza do sistema de escoamento da cidade.
A Defesa Civil Estadual segue monitorando a situação e orienta a população a buscar abrigo seguro em caso de risco iminente e comunicar ocorrências pelo telefone 199.