Criminosos se aproveitam da escolha do novo Papa para aplicar golpe envolvendo falsas marmitas para cardeais
Com o sepultamento do Papa Francisco na semana passada, a Igreja Católica já se prepara para a escolha de um novo líder religioso. Para isso, será realizado um conclave, evento no qual cardeais se reúnem para eleger o novo Papa.
Aproveitando o momento de comoção e atenção mundial, criminosos passaram a aplicar um novo golpe pedindo transferências via Pix no valor de R$ 50, supostamente para pagar ‘marmitas’ dos cardeais que participam do Conclave.
O perfil @printversos, nas redes sociais, compartilhou uma mensagem fraudulenta enviada a uma pessoa, onde os golpistas se passam por organizadores do Conclave. O texto diz:
“Oi, aqui é o Conclave. Precisamos de 50 no Pix para pagar as marmitas dos 113 cardeais. Faça parte dessa história e ajude a eleger o novo Papa. Segue o Pix para pagamento:”
O número de telefone associado à mensagem está registrado no Distrito Federal, mas trata-se de uma falsa solicitação de transferência bancária.
Atenção: a Igreja Católica não realiza pedidos de doações via mensagens ou Pix. Qualquer abordagem desse tipo deve ser considerada suspeita e denunciada às autoridades.