Polícia Civil de Nova Prata recupera celulares furtados em Veranópolis após ações de busca e apreensão
Operações ocorreram na terça e quarta-feira, resultando na localização de dois aparelhos com origem criminosa

Nesta quarta-feira, 21 de maio, a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Prata, realizou uma operação de busca e apreensão na cidade de Veranópolis, no contexto de uma investigação sobre furto de celular ocorrido em Nova Prata. A ação resultou na recuperação de um aparelho Motorola Moto G22, avaliado em aproximadamente R$ 1.300,00.
O furto foi registrado no segundo semestre do ano passado, nas dependências da Escola Tiradentes, e desde então a Polícia Civil realizava levantamentos junto às operadoras de telefonia. Com a identificação da pessoa que utilizava o dispositivo recentemente, foi solicitado ao Poder Judiciário o mandado de busca e apreensão, que culminou na recuperação do item.
Já na terça-feira, 13 de maio, uma ação semelhante foi realizada também em Veranópolis, desta vez relacionada à apropriação de coisa achada. Na ocasião, foi recuperado um celular Samsung A22, avaliado em cerca de R$ 1.100,00, considerado perdido no segundo semestre de 2024.
Em ambas as ocorrências, os indivíduos que estavam com os aparelhos foram levados à Delegacia para prestar depoimento e, em seguida, liberados para responder em liberdade. Os investigados alegaram terem comprado os celulares por valores abaixo dos praticados no mercado ou de pessoas não identificadas, demonstrando negligência quanto à procedência dos bens.
A Polícia Civil reforça o alerta para que a população adote cuidados ao adquirir celulares seminovos, evitando a receptação de produtos ilícitos e o consequente incentivo a crimes patrimoniais.