Polícia Civil desmantela quadrilha de crimes cibernéticos no RS durante a Operação Firewall

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas, deflagrou na manhã de quinta-feira, 22 de maio, a Operação Firewall, com o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. A ação contou com o apoio de todas as delegacias de Pelotas e da Delegacia de Capão do Leão.

Segundo a delegada Walquiria Meder, responsável pela operação, as investigações começaram em janeiro, quando suspeitos foram abordados com objetos adquiridos fraudulentamente no comércio, utilizando documentos falsificados. Após a apreensão dos celulares e autorização judicial para análise do conteúdo, a polícia identificou uma quadrilha envolvida na falsificação de centenas de documentos digitais.

Entre os investigados, foi identificado um hacker, que seria responsável por invadir sistemas de lojas para cadastrar dados falsos, além de tentar acessar sistemas restritos do Poder Público e armazenar informações de autoridades ligadas à segurança pública. Esses desdobramentos serão aprofundados pelo departamento especializado em crimes cibernéticos de Porto Alegre.

Durante a operação, mais de 50 policiais participaram da ação, que resultou na apreensão de celulares, computadores, documentos falsos e outros objetos utilizados pela quadrilha.

Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados ao presídio local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo