Polícia Federal desarticula quadrilha que usava caminhões de frango congelado para tráfico de drogas ao Rio

Operação Kryos foi deflagrada na terça-feira em Toledo e Balneário Piçarras, mirando logística criminosa que escondia entorpecentes em cargas frigorificadas

A Polícia Federal prendeu, na terça-feira, 27 de maio, integrantes de uma quadrilha acusada de transportar drogas do Sul do país até o Rio de Janeiro em caminhões carregados com frango congelado. A ação, batizada de Operação Kryos, ocorreu nos estados do Paraná e de Santa Catarina, com cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nas cidades de Toledo (PR) e Balneário Piçarras (SC).

Segundo a investigação, os suspeitos utilizavam caminhões frigoríficos com cargas oficiais para ocultar grandes volumes de entorpecentes. O grupo era responsável por toda a logística do tráfico: recrutava motoristas, preparava os veículos e acompanhava o trajeto até comunidades do Rio de Janeiro.

A Operação Kryos é um desdobramento da Operação Drake, deflagrada em outubro de 2023, quando quatro policiais civis foram presos por liberar, mediante propina, 16 toneladas de maconha apreendidas, inclusive escoltando o carregamento até a comunidade de Manguinhos, na Zona Norte da capital fluminense.

De acordo com a PF, os investigados desta terça-feira atuavam como operadores logísticos e intermediários, mantendo contato direto com o crime organizado.

Os suspeitos devem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção ativa. O nome da operação, “Kryos”, faz alusão à técnica de congelamento utilizada para dificultar a detecção da droga durante o transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo