Porto Meridional avança: decreto impulsiona megaobra de R$ 6,5 bilhões em Arroio do Sal

O Porto Meridional, projetado para Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, recebeu nesta terça-feira, 27 de maio, um importante impulso institucional. O governador Eduardo Leite assinou o decreto que declara de utilidade pública as obras necessárias para a implantação do empreendimento, um passo estratégico que fortalece a segurança jurídica e acelera os trâmites rumo à concretização do projeto avaliado em R$ 6,5 bilhões.

“Reafirmamos nosso compromisso com a modernização logística do Estado e com um desenvolvimento sustentável que respeita o meio ambiente”, destacou Leite, durante a solenidade que reuniu autoridades estaduais, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil.

Investimento robusto e impacto regional

Com previsão de início das obras no primeiro quadrimestre de 2026 e operação estimada para o começo de 2028, o Porto Meridional será um Terminal de Uso Privado (TUP) com capacidade para movimentar até 53 milhões de toneladas de cargas por ano. Do total investido, R$ 1,5 bilhão será aplicado na infraestrutura de acesso e suporte, enquanto R$ 5 bilhões vão para a instalação de berços de atracação e terminais especializados.

Além de sua escala, o projeto se destaca pelo potencial de transformar a logística estadual, oferecendo uma nova rota de escoamento para a produção gaúcha, sobretudo da Serra, e aumentando a competitividade nos mercados nacional e internacional.

Geração de empregos e dinamismo econômico

O empreendimento é projetado para gerar mais de 2 mil empregos diretos durante a construção e operação, além de cerca de 5 mil empregos indiretos, fortalecendo o comércio e os serviços locais.

“Estamos diante de um projeto absolutamente estratégico, alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Sustentabilidade e articulação institucional

O decreto respeita integralmente a Lei da Mata Atlântica (Lei Federal 11.428/2006) e não substitui o processo de licenciamento ambiental, que seguirá normalmente. A empresa responsável, Porto Meridional Participações S/A, poderá solicitar autorização ao Ibama, caso a supressão de vegetação nativa seja tecnicamente necessária.

Outras frentes institucionais também estão sendo mobilizadas, como a revisão do Plano Diretor de Arroio do Sal, negociações com o Iphan, Dnit, e concessionárias de energia e saneamento, além de medidas para garantir a infraestrutura essencial.

Localização estratégica e visão de futuro

O porto será construído em uma área com acesso direto à BR-101, com projeções para integração futura à malha ferroviária, configurando um hub logístico multimodal. Além disso, pretende-se aproveitar o vasto potencial hidrográfico do estado, otimizando o transporte regional e nacional.

Com forte apoio político e institucional, o Porto Meridional se consolida como símbolo de progresso e modernização, projetando o Rio Grande do Sul para uma nova era de competitividade e desenvolvimento sustentável.

Informações Litoral Mania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo