Homem usava identidade de terceiros para aplicar golpes de estelionato e extorsão em cidades da Serra Gaúcha
A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo prendeu preventivamente um suspeito de aplicar crimes de extorsão e estelionato contra empresários de São Leopoldo, São Francisco de Paula, Garibaldi e Bento Gonçalves. A prisão ocorreu em Goiânia, com apoio da Draco gaúcha, do Departamento de Aviação da Polícia Civil do RS e da Draco da Polícia Civil de Goiás.
O preso já havia sido recolhido anteriormente por roubo com uso de arma de fogo e utilizava tornozeleira eletrônica. Integrante de uma organização criminosa com atuação nacional, ele cadastrava linhas telefônicas em nome de terceiros e criava diversas contas em aplicativo de mensagens, utilizando nomes e fotos de pessoas do Rio Grande do Sul.
O criminoso participava de grupos em redes sociais de cidades da Serra Gaúcha, coletando imagens e dados pessoais para aplicar golpes. Em seguida, ele entrava em contato com familiares das vítimas ou empresas onde trabalhavam, se passava por elas e solicitava dinheiro alegando emergências ou pedindo adiantamentos salariais. Em alguns casos, chegou a fazer ameaças diretas às vítimas.
A investigação aponta que ao menos 70 linhas telefônicas foram utilizadas, com vítimas já identificadas nas quatro cidades mencionadas. Porém, a Polícia Civil acredita que moradores de outros municípios gaúchos também tenham sido prejudicados.
A prisão foi realizada na segunda-feira, 5 de maio, em Goiânia. Durante a ação, foram apreendidos seis celulares, um notebook, cerca de R$ 2.850,00 em dinheiro, cartões de crédito, mais de 200 chips de celular e anotações sobre vítimas do Rio Grande do Sul.
Após a abordagem, o homem foi encaminhado ao sistema prisional de Goiás.