Projeto de horta no CAPS transforma vidas com foco em saúde mental e sustentabilidade em Veranópolis
Iniciativa une pacientes em tratamento, apoio comunitário e princípios da permacultura para promover integração social e autonomia

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Veranópolis está colhendo os frutos de uma ação inovadora: a criação de uma horta comunitária terapêutica, desenvolvida pelo grupo Permacultura, sob a coordenação administrativa de Luiza Caponi Girardi e da estagiária de psicologia Michele Dalla Libera.
Inspirado na filosofia da permacultura — baseada nos pilares cuidar da terra, cuidar das pessoas e redistribuir excedentes — o projeto envolve ativamente homens e mulheres em acompanhamento no CAPS, incluindo pessoas com transtornos mentais graves e usuários de álcool e outras drogas.
“Esse projeto é uma forma de promover saúde, integração social e autonomia”, explica Luiza. Já Michele destaca: “Além dos benefícios terapêuticos, há o sentimento de pertencimento e realização.”
A iniciativa já conta com 15 sacos de composto doados pela Adubare e o apoio de agropecuárias locais, que contribuíram com mudas. Toda a produção será cultivada e consumida pelos próprios pacientes, reforçando o ciclo de cuidado, sustentabilidade e autossuficiência.
A horta do CAPS se consolida como um espaço de recuperação, inclusão e esperança, promovendo um novo olhar sobre os cuidados em saúde mental e a participação ativa da comunidade.