R$ 9,1 bilhões esquecidos em bancos podem ser resgatados; saiba como consultar

Mesmo após o término do prazo oficial em outubro de 2024, o Banco Central informou que ainda há R$ 9,13 bilhões em recursos esquecidos pelos clientes nas instituições financeiras. Apesar de o Congresso ter autorizado o recolhimento dos valores, o Ministério da Fazenda declarou que não há previsão para o encerramento do resgate, permitindo que os clientes ainda consultem e solicitem a devolução.

Para verificar se há algum valor disponível, é necessário acessar o sistema do Banco Central, o Valores a Receber, no site valoresareceber.bcb.gov.br. A solicitação do saque exige uma chave PIX cadastrada, sendo possível também criar uma nova chave ou entrar em contato com a instituição para combinar outra forma de recebimento. Em casos de herança, o herdeiro ou representante legal deve preencher um termo de responsabilidade.

Desde fevereiro, o Banco Central implementou uma nova verificação de segurança para evitar fraudes no sistema. O acesso exige conta gov.br nos níveis prata ou ouro, além da autenticação em duas etapas. Aqueles que ainda não possuem a conta devem baixá-la e realizar a validação facial para completar o cadastro.

Sair da versão mobile