Rio Grande do Sul é apresentado como “onça brasileira” em Nova York

Durante painel promovido pela Apex Partners nesta segunda-feira (12/5), em Nova York, o governador Eduardo Leite apresentou a trajetória recente do Estado, marcada por reformas estruturais, crescimento acima da média nacional e um plano robusto de desenvolvimento sustentável. Em virtude desse desempenho, superior inclusive aos padrões atuais da China, o Rio Grande do Sul e outros estados estão sendo chamados de “onças brasileiras” na grande metrópole americana. 

A agenda integrou a missão oficial do governo gaúcho aos Estados Unidos e reuniu investidores, empresários e autoridades públicas para debater estratégias de desenvolvimento regional no Brasil.

Com o tema – Integração e desenvolvimento regional: como conectar os estados onde o Brasil acontece? –, o painel destacou o papel de estados como Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina, considerados as onças brasileiras, na nova dinâmica de crescimento do país. Leite defendeu uma maior articulação entre regiões como Sul e Sudeste, ressaltando a importância do Cosud como plataforma para cooperação federativa em áreas como segurança pública, transição energética, logística e reforma tributária.

“O Rio Grande do Sul superou travas históricas, voltou a investir e agora constrói”, declarou Leite – Foto: Mauricio Tonetto/Secom

“Não há país competitivo sem regiões fortalecidas, articuladas e protagonistas. O Rio Grande do Sul superou travas históricas, voltou a investir e agora constrói, com participação da sociedade, uma nova agenda de crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade”, afirmou.

Leite detalhou o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS, estruturado a partir da escuta de universidades, setor produtivo e comunidades locais. O plano se ancora em cinco alavancas estratégicas: capital humano, ambiente de negócios, inovação e tecnologia, infraestrutura e transição energética. Além disso, define 12 setores prioritários, que vão desde agronegócio e celulose até semicondutores e inteligência artificial.

A mediação do painel foi feita por um executivo da Apex Partners, que destacou a importância de olhar para os estados brasileiros como motores de transformação. O Rio Grande do Sul, que já atraiu R$ 100 bilhões em novos investimentos privados desde 2024, foi apontado como exemplo de ambiente estável, eficiente e preparado para a nova economia.

A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

Sair da versão mobile