Projeto desenvolvido por estudantes da Universidade de Purdue, nos EUA, entra para o Guinness com máquina ultrarrápida que solucionou o cubo em tempo recorde
Um grupo de estudantes da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, quebrou o recorde mundial ao criar um robô capaz de resolver um cubo mágico 3x3x3 em apenas 0,103 segundos. A façanha foi homologada pelo Guinness World Records, superando o recorde anterior de 0,305 segundos, estabelecido por engenheiros da Mitsubishi Electric, no Japão, em 2024.
O robô, batizado de Purdubik’s Cube, foi desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Elétrica e de Computação da universidade, localizada em Indiana. O projeto combina câmeras de alta velocidade, motores personalizados e algoritmos avançados capazes de analisar e solucionar o quebra-cabeça em frações de segundo. A iniciativa surgiu como um projeto acadêmico e vem sendo aprimorada desde sua apresentação em uma competição estudantil no fim de 2024.
Apesar da conquista tecnológica, os humanos seguem impressionando na mesma prova. Yiheng Wang, um garoto chinês de 11 anos, detém o recorde mundial entre pessoas, ao resolver o cubo em 3,08 segundos em fevereiro de 2025, superando o norte-americano Max Park, que havia estabelecido a marca anterior de 3,13 segundos.
Fonte: Folha de São Paulo e Visor Notícias.