Segunda rodada de visitas é iniciada em propriedades no entorno do foco de gripe aviária em Montenegro

Fiscalização já alcançou 156 propriedades em um raio de dez quilômetros; barreiras sanitárias continuam ativas 24 horas por dia
A segunda visita a propriedades rurais localizadas no raio de dez quilômetros do foco de gripe aviária em Montenegro teve início no sábado, 24 de maio. As ações de vigilância, coordenadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), envolveram a fiscalização de 156 propriedades com criação de aves, de um total de 255 previstas nesta fase.
As atividades de vigilância seguem neste domingo, com equipes compostas por fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas da Seapi. A operação conta ainda com o apoio da Prefeitura de Montenegro, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Quatro barreiras sanitárias seguem ativas e operando 24 horas por dia. Na área de foco, que compreende um raio de três quilômetros, estão em funcionamento um bloqueio e duas barreiras. Já na área de vigilância, de dez quilômetros, há uma barreira sanitária instalada.
Até sábado, 3.495 veículos foram abordados e desinfetados durante o controle sanitário.
Sobre a gripe aviária
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral que afeta principalmente aves, podendo ocasionalmente infectar mamíferos, inclusive humanos. A transmissão ocorre pelo contato com aves contaminadas, bem como com água ou materiais infectados.
O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) reforça que o consumo de carne de aves e ovos é seguro, não havendo risco de transmissão da doença por meio da ingestão desses alimentos.
Sinais como problemas respiratórios, neurológicos ou mortalidade súbita em aves devem ser comunicados imediatamente à Seapi, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, do sistema e-Sisbravet ou via WhatsApp (51) 98445-2033.
Balanço até sábado, 24 de maio
- Barreiras sanitárias: quatro ativas
- Área de foco (três quilômetros): 19 propriedades visitadas (conclusão do terceiro ciclo)
- Área de vigilância (dez quilômetros): 156 propriedades visitadas (início do segundo ciclo)
- Veículos desinfetados: 3.495 (acumulado)
- Efetivo envolvido:
- Seapi: 49 servidores
- Mapa: três servidores
- Prefeitura de Montenegro: cinco servidores
- Brigada Militar: 30 servidores
- Corpo de Bombeiros: cinco servidores