Senado aprova projeto que proíbe atletas e influenciadores em propagandas de apostas

Texto limita horários e impõe regras para publicidade; ex-atletas aposentados há mais de cinco anos ainda poderão participar das campanhas

O Senado Federal aprovou na quarta-feira, 28 de maio, o projeto de lei que estabelece regras rigorosas para a publicidade de apostas de quotas fixas, conhecidas como “bets”. A proposta foi aprovada em votação simbólica no plenário e agora segue para a análise da Câmara dos Deputados.

Entre as principais medidas, o texto proíbe a participação de atletas em atividade, artistas e influenciadores digitais em campanhas publicitárias de casas de apostas. A exceção será para ex-atletas que tenham encerrado suas carreiras há pelo menos cinco anos.

A proposta também define limites para os horários de exibição dos anúncios:

Além disso, fica proibida qualquer publicidade voltada ao público infantojuvenil, incluindo o uso de animações, mascotes ou personagens criados por inteligência artificial.

O projeto autoriza o patrocínio de equipes esportivas por operadores de apostas, com a exposição de marcas em uniformes, equipamentos e materiais de campo. No entanto, essa publicidade não poderá constar nos uniformes de atletas menores de 18 anos, e uniformes infantis de times patrocinados não poderão conter logomarcas ou identificações das casas de apostas.

O relator da proposta, senador Carlos Portinho (PL-RJ), incluiu ainda a possibilidade de patrocínios a eventos e programas esportivos, culturais ou jornalísticos, sem restrição de horário. Contudo, esses patrocínios deverão limitar-se à simples exibição do logotipo, sendo vedada qualquer mensagem publicitária além da identificação da marca patrocinadora.

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