Sicredi Serrana lança documentário sobre resiliência e solidariedade um ano após enchente no Rio Grande do Sul

Projeto da cooperativa retrata a força da união e os movimentos de reconstrução após a catástrofe climática de 2024

Em um evento marcado pela emoção e solidariedade, a Sicredi Serrana lançou o documentário “Histórias de Cooperação: um ano de solidariedade e transformação” no domingo, 7 de maio, no CIC-Bento Gonçalves. A obra, dirigida e criada pela Tangram Content, faz um recorte da catástrofe climática de 2024, destacando a resiliência humana e a força da união diante da adversidade.

Durante o evento, o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, ressaltou o objetivo do projeto: eternizar o espírito de solidariedade que floresceu nos momentos mais difíceis, destacando a importância de reconstruir não apenas estruturas físicas, mas também o tecido social das comunidades afetadas.

“Mais do que um registro, queremos eternizar o espírito de solidariedade que floresce nos momentos mais difíceis, a humildade em aceitar e oferecer ajuda, e a capacidade de encontrar esperança e força na união para reerguer não apenas estruturas, mas também o tecido social e o futuro”, afirmou Balbinot.

Presença ativa na comunidade

Ao longo de 2024, a Sicredi Serrana esteve presente nos principais movimentos locais, oferecendo suporte para a reconstrução das áreas afetadas. Além de linhas de crédito exclusivas, a cooperativa promoveu campanhas de arrecadação de doações em colaboração com entidades de classe, dobrando os valores recebidos por meio do PIX nas campanhas “Unidos por Bento” e “Juntos pelo Caí”.

Além disso, a Sicredi Serrana financiou ações humanitárias e custeio de combustível para resgates imediatos, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento local e a solidariedade, um dos pilares do cooperativismo.

“Há um ano, enfrentamos juntos uma devastadora catástrofe climática que marcou o ano de 2024. As pessoas nos mostraram que, mesmo diante das dificuldades e de um momento de dor, o espírito de solidariedade sempre prevalece”, declarou Odair Dalagasperina, Diretor de Negócios da Sicredi Serrana.

Símbolo de união e esperança

Ao final do evento, os participantes receberam uma obra da artista plástica Karem Polleto Jacob, que desenvolveu um desenho em cristal inspirado no movimento “Juntos pelo Caí”. A peça retrata duas mãos se encontrando, simbolizando a união e a ajuda mútua.

O documentário, com duração de 28 minutos, está disponível no canal do YouTube da Sicredi Serrana e no site oficial: https://conteudo.sicrediserranars.com.br/documentario-lancamento.


Ficha Técnica do Documentário


Sobre a Sicredi Serrana

A Sicredi Serrana é uma cooperativa financeira que atua há quase 40 anos, presente em 23 municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e em 5 municípios da Grande Vitória, no Espírito Santo. Com mais de 204 mil associados, a instituição trabalha para promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserida, pautando suas ações pela solidariedade, simplicidade e proximidade.

Sair da versão mobile