Homem já havia sido detido por porte de arma no fim de semana, mas foi solto após pagar fiança
Foi preso preventivamente nesta segunda-feira, 5, o homem suspeito de envolvimento em um suposto plano de ataque a bomba durante o show da cantora Lady Gaga, realizado no sábado, 3, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O suspeito, que já havia sido preso em flagrante por porte de arma em Novo Hamburgo (RS) no sábado, foi solto no domingo após pagamento de fiança. No entanto, ele não compareceu à audiência de custódia. A identidade do homem não foi divulgada.
Na decisão que determinou a prisão preventiva, a juíza Fabiana Pagel, do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), destacou que, embora não tenham sido apreendidos explosivos com o investigado, o fato de uma pessoa suspeita de terrorismo estar na posse de três armas de fogo exige uma resposta mais rígida.
A magistrada afirmou que, diante da gravidade do caso, não é possível aplicar medidas cautelares alternativas à prisão preventiva. Segundo ela, “o combate ao discurso de ódio é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, segura e democrática”.
“Quando ideias preconceituosas e discriminatórias são disseminadas livremente, estas não apenas ferem a dignidade de indivíduos e grupos marginalizados, mas também alimentam a intolerância, a violência e a exclusão social”, afirmou Pagel.
O investigado ainda deverá passar por nova audiência de custódia, e o processo segue aguardando o relatório final da autoridade policial para eventual apresentação de denúncia formal.
Informações Jornal Correio do Povo.