Os motoristas que trafegam pela BR-285 entre São Luiz Gonzaga e Bom Jesus já precisam redobrar a atenção. Isso porque 22 novos radares de velocidade já estão em funcionamento, multando os condutores que excedem o limite permitido. A instalação dos equipamentos faz parte de um projeto maior, que prevê ao todo 46 dispositivos distribuídos ao longo da rodovia, como parte de um contrato firmado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A nova rede de fiscalização foi implementada depois que 41 radares antigos foram retirados em junho do ano passado, quando o contrato anterior se encerrou. Agora, a tecnologia foi renovada e os equipamentos são de dois tipos: 40 redutores eletrônicos de velocidade (REV), que possuem um display para mostrar ao motorista a velocidade registrada, e seis controladores eletrônicos de velocidade (CEV), que atuam sem exibir a informação ao condutor.
Em alguns pontos específicos, como nas entradas dos bairros Zacchia, Vera Cruz e São José, em Passo Fundo, já estão operando sete novos redutores com limite de 50 km/h. O Dnit explicou que os redutores são utilizados em locais onde se exige uma diminuição gradual da velocidade, enquanto os controladores monitoram trechos com limite fixo sem a necessidade de redução progressiva. O objetivo é tornar a rodovia mais segura e reduzir os acidentes provocados pelo excesso de velocidade.