A ponte que liga Apiúna e Ibirama, no Vale do Itajaí, ficará interditada por cinco noites seguidas para avanço das obras de recuperação da estrutura sobre o Rio Itajaí-Açu. O bloqueio começou nesta segunda-feira, 30 de junho, e seguirá até o fim de semana, sempre das 23h às 7h, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Conforme o órgão, durante esse intervalo de oito horas, o tráfego será interrompido nos dois sentidos da BR-470 por cerca de uma hora, com liberações intercaladas sempre que houver formação de filas. Nesse período, será realizado o lançamento de pré-lajes, conectando a estrutura existente à nova parte da ponte, o que irá ampliar a largura e garantir mais segurança e fluidez ao tráfego.
A previsão é concluir esses serviços até sábado às 7h, mas o término pode ocorrer antes. O Dnit orienta que motoristas redobrem a atenção à sinalização no trecho, informando que equipes estarão no local para apoio à operação. Em caso de chuvas, os trabalhos podem ser adiados.
A obra contempla a recuperação de pilares, vigas e lajes, além da ampliação da largura da ponte de 9,4 metros para 15,2 metros, para abrigar pista nos dois sentidos, acostamento em ambos os lados, barreiras de concreto, passeio para pedestres e guarda-corpo. O investimento do governo federal nos trabalhos é de R$ 15 milhões.
Com 200 metros de comprimento, a ponte apresentava sérios problemas estruturais, chegando a receber nota mínima do Dnit pelo estado de conservação.