O Comando da Brigada Militar realizou, na tarde de quarta-feira, 18 de junho, uma homenagem ao efetivo do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq) no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral, em Porto Alegre. A solenidade destacou o trabalho dos policiais militares responsáveis pela maior apreensão de maconha da história da corporação, ocorrida no sábado, 7 de junho, no município de Nonoai.
Na operação, foram apreendidas 7,4 toneladas da droga e sete pessoas foram detidas, sendo quatro homens e três adolescentes.
Durante o evento, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, e o subcomandante-geral, coronel Douglas da Rosa Soares, receberam cerca de 20 policiais militares envolvidos na ocorrência. Em seu discurso, Feoli agradeceu o empenho da tropa e destacou que o 3º BPChq já superou, até abril de 2025, o total de drogas apreendidas em todo o ano anterior.
Os números gerais da corporação também impressionam: de janeiro a junho de 2025, a Brigada Militar já ultrapassou o volume total de apreensões registrado em 2024.
Outro tema abordado durante a cerimônia foi o investimento em infraestrutura para qualificar o trabalho policial. “São 650 novas viaturas, totalizando um investimento de R$ 200 milhões. As tropas de Choque receberão 130 desses veículos, garantindo mais segurança e capacidade operacional aos agentes”, explicou o comandante-geral.
Também participaram da solenidade o comandante do 3º BPChq, tenente-coronel Rogério Schmidt Navarro, e o major Nelson Ceolan Júnior, representando o Comando Regional de Polícia Ostensiva Planalto (CRPO-Planalto).
Texto: Ícaro Ferreira/Ascom Comando-Geral BM e Eliege Fante/PM5








