Começa sequência de noites mais frias do ano com mínimas de até -10ºC, alerta Metsul

Madrugadas de terça, quarta e quinta terão frio extremo no Sul do Brasil com poderosa massa de ar polar avançando pelo Cone Sul

Uma forte massa de ar polar avança pelo Cone Sul, trazendo temperaturas extremamente baixas e neve em locais pouco habituados ao fenômeno. Na Argentina, as mínimas nesta segunda-feira, 30 de junho, chegaram a -18,4ºC em Maquichao, -18,2ºC em Esquel e -16ºC em Malargue. Buenos Aires teve uma das tardes mais frias em um século, com 5ºC, enquanto nevou em pontos de Montevidéu, no Uruguai, e também no Norte argentino, em Salta e Jujuy.

No Rio Grande do Sul, cidades da Campanha e Serra do Sudeste registraram 2ºC a 4ºC ao meio-dia e à tarde as temperaturas permaneceram baixas, com 3ºC em São José dos Ausentes e 5ºC em Caxias do Sul. O frio mais intenso, porém, está previsto para terça, quarta e quinta, com mínimas ao redor de 0ºC e negativas em várias regiões. Em baixadas da Campanha e fronteira com o Uruguai, podem ocorrer marcas de -5ºC a -7ºC, enquanto na Serra do Sudeste, em Pedras Altas e Pinheiro Machado, são esperados -6ºC a -8ºC. Nos Campos de Cima da Serra, -6ºC a -9ºC são possíveis em baixadas de São José dos Ausentes.

Em Veranópolis, são esperados -2ºC nesta madrugada de terça-feira e -3ºC na madrugada de quarta-feira. Em Porto Alegre, as madrugadas mais frias serão as de terça e quarta, com mínimas de 1ºC a 2ºC no Jardim Botânico e ao redor de 0ºC ou abaixo em bairros do Sul, Leste e Norte. O frio não ficará restrito às noites: terça e quarta terão temperaturas baixas durante todo o dia, com geada se formando ainda no início da noite. Em Santa Catarina, o frio será ainda mais intenso, com mínimas de -8ºC a -10ºC no Planalto Sul, enquanto no Paraná o impacto será menor, mas com frio significativo no Sudoeste e Sul do estado.

Com informações da Metsul.

Sair da versão mobile