Governo confirma início das obras na Rota do Sol com investimento de R$ 134 milhões

Trecho estratégico entre Tainhas e Terra de Areia será recuperado após enchentes, com foco em segurança e logística

As obras de recuperação da Rota do Sol, no trecho entre Tainhas (em São Francisco de Paula) e Terra de Areia, vão finalmente sair do papel. A ordem de início foi assinada pelo governo do Rio Grande do Sul na última terça-feira (17), autorizando a reestruturação de 57,17 quilômetros da rodovia, severamente danificada pelas enchentes que atingiram o estado em 2024. O valor investido somente nesse trecho da RSC-453 será de R$ 134,2 milhões, marcando o início de um plano mais amplo de reconstrução de infraestrutura viária no estado.

O projeto prevê recuperação completa do asfalto e a construção de estruturas de contenção em áreas de risco, onde já ocorreram deslizamentos. Mesmo trechos que contavam com proteções antigas, como cortinas metálicas instaladas na época da construção da estrada, foram atingidos pelos danos recentes. A medida é considerada essencial para garantir a segurança de quem circula pela rota, que conecta a Serra ao Litoral Norte e é uma das mais importantes vias logísticas da região.

A intervenção faz parte de um investimento total de R$ 171 milhões, com recursos provenientes do Funrigs (Fundo de Reconstrução e Resiliência Climática do RS). Além da Rota do Sol, o pacote inclui a construção de duas novas pontes — uma na RS-530, em Dilermando de Aguiar, e outra na RS-433, entre Relvado e Encantado — além da recuperação da RS-415, no trecho entre Tupandi e Bom Princípio. Essas ações compõem um esforço coordenado para restaurar a mobilidade e a segurança em pontos estratégicos do estado.

Embora a iniciativa seja comemorada pela população e especialmente por motoristas e caminhoneiros, ainda há incertezas sobre a inclusão do km 158 da Rota do Sol nas obras. Esse ponto permanece crítico desde o rompimento da adutora do sistema Marrecas, que resultou na evacuação de famílias há cerca de um ano. A encosta, embora tenha recebido medidas emergenciais, segue sob responsabilidade do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) para futuras intervenções.

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